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5 dicas para fazer promoções de calçados na loja

Foto 5 dicas para fazer promoções de calçados na loja

Depois de cada fim de coleção, datas comemorativas e principalmente após o fim de ano, a loja passa por período de menor faturamento. Por esse motivo é importante planejar de forma correta as melhores estratégias para liquidar o estoque que ficou na loja.

Ainda muito comum entre lojistas é o apego a mercadorias por parte de proprietários. Algo que ocorre com mais frequência em pequenos negócios. Portanto, quando também existem produtos de demais em estoque, o lojista precisa liberar espaço nas prateleiras e principalmente buscar o aumento do capital de giro para realizar novas compras.

Por isso, confira com atenção as importantes dicas que separamos para que você possa melhorar ainda mais o seu negócio.

1) Crie descontos realmente vantajosa
Para conseguir realmente chamar atenção do consumidor, é preciso oferecer descontos realmente vantajosos, de 50% ou mais. Nunca se esqueça que o principal motivo da queima de estoque é se livrar de mercadorias que já passaram do tempo de permanência na prateleira, e a cada dia que se passa se tornará mais difícil vendê-la. Portante planeje descontos generosos dentro do seu limite e pratique o desapego com força.

2) Escolha com cuidado o período para promoção de estoque de calçados
Determine o prazo de início e principalmente o fim da promoção, para criar um senso de urgência no consumidor e estimular a compra. Essa estratégia cria uma necessidade e desejo no consumidor.
Ao chegar próximo do término da promoção, você pode adotar descontos ainda mais agressivos para esvaziar de vez o estoque e acelerar a venda dessas mercadorias.

3) Escolha os períodos de vendas fracas para lançar sua promoção
A promoção de produtos é também uma excelente oportunidade para atrair o clientes novos e movimentar o negócio em meses de baixo faturamento. Portanto realizar a queima de estoque após datas comemorativas e na mudança de estação é uma ótima estratégia.

As promoções funcionam muito bem no início de ano, até o carnaval, no fim das estações de inverno e verão, na blackfriday e após os Dia das Mães e o Dia dos Pais.

4) Aumente o destaque dos produtos em promoção
Para aumenta as vendas na promoção, procure destacar ao máximo os produtos da promoção elementos visuais como cartazes e etiquetas. Já os produtos da coleção atual devem ficar separados.
Nos elementos visuais, procure utilizar cores fortes e informações bem claras sobre a promoção. O cliente deve conseguir visualizar e entender os descontos sozinhos sem que seja preciso consultar um vendedor. Clientes costuma sentir um pouco de timidez ou até mesmo vergonha em perguntar aos vendedores sobre detalhes de uma promoção.
Escolha com cuidado os produtos que devem entrar em promoção. Os itens básicos, que tem uma saída mais fácil, devem ficar de fora ou então receber um desconto menor. De preferência para aqueles itens de moda e principalmente aqueles que não tiveram um bom desempenho em vendas ao longo da coleção.

5) Divulgue com força a promoção
Uma tarefa essencial para o sucesso da sua promoção é realizar uma boa divulgação. Não se esqueça que essa é uma grande oportunidade para vender mais e principalmente receber novos clientes.
Faça campanhas no online e offline, comunique-se com sua lista de clientes, e alcance o maior número possível de consumidores. Lembre-se que essas estratégias de divulgação devem focar mais no preço e menos nos conceitos de moda.

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