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6 ações para vender mais no varejo de calçados

Foto 6 ações para vender mais no varejo de calçados

Para os empresários do setor de varejo a busca por ações que possam melhorar os números do seu negócio é constante. Desde estratégias de venda até uma exposição mais adequada de produtos na vitrine, sempre existe algo que pode ser melhorado.

Por isso resolver selecionar neste artigo algumas ações que podem fazer muita diferença para gerar mais vendas no varejo calçadista. Acompanhe nosso conteúdo e veja quais ações podem ser implementadas no seu negócio.

1) Invista em embalagens personalizadas!
Oferecer para o seu público uma embalagem diferenciada com a sua marca é uma excelente forma de marketing.

O design da sua embalagem diz muito sobre o seu negócio e além de passar uma impressão da marca pode inclusive gerar uma sensação entre seus consumidores. Afinal, quem é que não gostaria de desfilar em um shopping com uma sacola de uma marca super desejada?

Nesse ponto a embalagem se torna uma ferramenta de competitividade para os pequenos negócios, inclusive pesquisas do sebrae já comprovaram que as pessoas reparam nas sacolas carregadas por consumidores.

2) Aumente a divulgação da sua loja de calçados:
Você já ouviu a expressão "o ovo da galinha vende mais pois a galinha gritaaa" ? E realmente essa ideia se aplica do seu negócio de calçados. Você precisa mostrar ao seu público que a sua loja existe e tem opções para atender a necessidade de cada gosto.

As campanhas devem ser realizadas tanto no online como também no offline para manter sempre ativo na memória do consumidor a sua marca, aumentando a chance dele considerar sua marca como uma possibilidade.

As divulgações offline funcionam muito bem para lojas de pequenas cidades e também para lojas de bairro, onde é possível atingir o público alvo com mais certeza.

Já nas divulgações online é possível direcionar e segmentar o alcance da sua campanha para um perfil de público específico, aumentando de forma incrível o custo benefício do seu anúncio.

3) Aumente o relacionamento com seus clientes
Para tornar o seu novo cliente em um fidelizado e manter os fãs do seu negócio acompanhando sua marca e comprando, sua loja deve manter uma boa e ativa comunicação com o cliente nas diversas fases da compra. Por isso as campanhas de comunicação são fundamentais para manter um bom relacionamento com seus clientes.

Uma boa forma de surpreender o seu público é continuar conversando com ele após a sua compra. Isso aumenta de forma incrível a chance do seu cliente retornar a loja já que está sendo incentivado para isso.

Existe várias formas de se comunicar com seu cliente após uma compra, desde mensagens de sms, email e até mesmo impactar seu clientes nas redes sociais de forma personalizada. Elaborar de forma estratégica as ações de comunicação são fundamentais para manter um bom relacionamento.

4) Acerte na exposição dos seus produtos
Melhorar a exposição de produtos em sua loja é uma ação extremamente eficaz. Como por exemplo expor produtos de acordo com a necessidades e desejos do seu público consumidor.
Dispor os produtos certos nas áreas correspondentes é crucial para ampliar as vendas. Os itens promocionais e destaques da moda devem ficar na entrada da loja para chamar bastante atenção do público.

Já no fundo da loja, local que é considerado uma zona fria por ter menor movimentação, deve-se dar preferência para expor calçados de primeira necessidade, marcas tradicionais e modelos clássicos. Dessa forma, o cliente que possui interesse nesses produtos, terá de atravessar todo o seu ponto de venda para encontrá-los. Pode parecer algo simples, porém essa estratégia ajuda a aumentar o ticket médio da sua loja, já que o cliente pode se deparar com algum produto e se interessar pela oferta.

Outro item extremamente importante, é o mobiliário da loja de calçados, que deve sempre ter um número adequado ao espaço disponível no ambiente da loja, tornando o acesso bem fluído e passando a sensação de que a loja é organizada.

5) Tenha sempre novidades e ofertas no seu estoque
Os novos produtos sempre atraem clientes ao ponto de venda ainda mais quando a loja impulsiona esse comportamento através das campanhas de divulgação.

As novidades aceleram as vendas e são um importante argumento para chamar atenção dos clientes. Sempre busque oferecer novidades dentro da sua loja para manter o fluxo de clientes cada vez mais alto.

Outra forma de chamar atenção dos clientes são as ofertas e promoções específicas que destacam seu negócio e ajudam a atrair mais atenção dos clientes.

6) Escolha fornecedores que são parceiros
Uma decisão crucial para o sucesso do seu negócio é escolher fornecedores que sejam também parceiros do seu negócio.

O primeiro ponto é dar preferência para um fornecedor que fabrique produtos de excelente qualidade. Não existe nada pior do que cliente reclamando de produto com defeito ou de má qualidade.

O fornecedor deve fazer mais do que entregar produtos, ele deve ajudar o seu negócio a ter lucro, oferecendo condições especiais de comercialização, prazo, entrega garantida, e atendimento qualificado para entender as demandas do seu negócio e propor soluções corretas.

Outro diferencial do fornecedor parceiro, está no relacionamento entre fábrica e loja, que devem sempre priorizar as boas condições para gerar negócios. Uma delas é o investimento em materiais de divulgação dentro da loja que é algo extremamente útil.

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