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Como medir o desempenho da sua equipe de vendas de calçados?
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Para buscar o crescimento de um negócio é muito importante definir quais métricas serão usadas para medir o desempenho da equipe de vendas. Cada empresa deve utilizar suas próprias métricas de vendas de acordo com seu funcionamento. Para lojas de calçados, podemos considerar ao menos 5 indicadores importantes que são: Qualidade do atendimento, produtos por atendimento, metas, ticket médio e taxa de conversão.

Confira abaixo algumas informações importantes para que você possa entender melhor as métricas e como utilizá-las para medir os resultados da sua loja.

Qualidade do atendimento
A qualidade do atendimento influencia diretamente nos resultados das vendas, já que um bom atendimento aumenta a satisfação do cliente e pode fazer com que ele retorne a loja para comprar mais.

Para mensurar a qualidade do atendimento é necessário aplicar pesquisas de avaliação com clientes, que pode ser curta e rápida dentro da sua própria loja ou enviando um link de pesquisa online para o celular do seu cliente. Oferecer um brinde aleatório ou através de um sorteio ajuda aumentar a participação dos clientes na pesquisa.

Com base nas respostas dessas avaliações, você poderá preparar treinamentos para melhorar o seu time de vendas, e instruir melhor quais pontos devem ser aperfeiçoados na equipe para aumentar a quantidade de vendas.

Produto por atendimento
Esse indicador mostra a quantidade de paças que foram vendidas em cada atendimento. Um resultado desse indicador pode demonstrar o vendedor que desempenha um desempenha de venda superior aos demais, já que ele consegue oferecer mais peças.

Trabalhando com estratégias desse indicador será possível aumentar o ticket médio da loja e consequentemente o faturamento do negócio. Algumas estratégias simples podem gerar um grande resultado, como por exemplo, apresentar ao cliente um número de opções maior que o solicitado porém relacionado com a necessidade do cliente. Outra estratégia simples é oferecer itens complementares como: meias, cintos, palmilhas, chinelos e demais acessórios.

Trabalhando com metas
As metas em uma loja de varejo são fundamentais para ajudar no crescimento do negócio. Através delas é possível atingir os objetivos planejados e administrar o negócio com mais previsibilidade.

As metas estabelecidas para os vendedores com premiação por resultado, ajudam a motivar a sua equipe e criam uma disputa interna. Uma estratégia extremamente eficaz para gerar bons resultados no faturamento. O acompanhamento dessas metas e a criação de novos parâmetros devem ser revisados com frequência e ajustado de acordo com a sazonalidade.

A definição das metas devem ser claras e alcançáveis por todos os vendedores no período proposto. As metas pode ser por exemplo: vender mais, aumento de ticket médio, recompra, qualidade de atendimento e abertura de novos clientes.

Ticket médio
Esse indicador mostra qual foi o gasto médio em cada compra, e através dele é possível entender se tanto o preço de seus produtos e também o valor de venda do seu negócio está compatível com o do mercado, já que existe uma média para cada setor.

Após obter o valor do seu indicador, é possível descobrir qual é ticket médio do varejo calçadisa da sua região, a sazonalidade e a conversão. Caso o seu indicador esteja abaixo do de mercado, é necessário tomar as ações estratégicas para reverter o quadro.

Para chegar no valor desse indicador, é bem simples, basta apenas somar o valor de todas as suas vendas de um período e dividir pelo número de vendas.

Taxa de conversão
Esse indicador tem como objetivo avaliar a eficiência da sua equipe de venda, já que ele compara o número de pessoas que entraram na loja com o total de vendas realizadas em um determinado período.

O principal fator influenciador desse indicador é a qualidade do atendimento oferecido. Mas também deve ser levado em consideração os produtos ofertados e o ambiente da loja.

Outras estratégias que interferem são a forma de exibição dos produtos na loja, o tempo de permanência do cliente dentro da loja, as promoções oferecidas e a flexibilidade do meio de pagamentos. 

Esse indicador é calculado pelo número de visitantes da loja dividido pelo total de vendas, multiplicado por 100. Quanto maior for o valor, mais eficiente será o trabalho da sua equipe de venda.

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