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Como preparar uma campanha lucrativa de promoções e ofertas
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Não existe nada melhor em um negócio do que planejar uma campanha de vendas que ajuda a abaixar o estoque e ainda assim gere lucro. Mas essa não é uma tarefa fácil, que deve ser feita com um planejamento bem detalhado e com as estratégias certas.

Por isso listamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença, acompanhe abaixo e comece a mudar o seu negócio hoje mesmo.

1) Defina o público alvo ideal
Para conseguir um bom resultado com o seu planejamento a primeira preocupação é definir o público alvo da campanha. Escolha qual é o tipo e perfil de consumidor ideal para os produtos que serão divulgados nesta promoção.

Essa definição tornará mais fácil a execução de todas as próximas tarefas e escolha de estratégias da sua campanha. Além de claro, aumentar a conversão da campanha e interferir nos resultados finais.

2) Escolha a melhor data
Uma campanha lucrativa precisa ser realizada de forma correta e na data perfeita. Tenha sempre em mãos um calendário de datas comemorativas e utilize aquelas que estejam relacionadas ao seu ramo de negócio, mesmo que de forma indireta, para ativar novas campanhas de promoções. De acordo com o perfil ideal do público alvo da campanha ficará mais fácil definir essa data.

Além disso faça uma análise das vendas realizadas em anos anteriores no período planejado para essa nova campanha e de preferência para escolher um intervalo de datas em que o seu faturamento é menor. Dessa forma, você irá aumentar o faturamento nesse período mais fraco interferindo positivamente no resultado do mês.

3) Facilite as condições de pagamento
Uma estratégia infalível que ajuda alavancar os resultados de uma campanha é a flexibilização das formas de pagamentos, oferecendo não só um desconto mas também uma condição especial de pagamento como por exemplo um parcelamento maior do que o normal do praticado pela loja, juros menores e até mesmo isenção de juros no parcelamento.

4) Priorize os clientes da loja
Vender para um cliente da marca é mais fácil e barato do que vender para um novo cliente. Além disso, o cliente que é fiel à sua loja voltará a fazer compras periodicamente, sempre em busca de novos produtos ou para substituir os antigos.

Você também pode aproveitar essa devoção indo além do simples relacionamento, fazendo com que esses clientes fiéis se sintam exclusivos e tornem-se verdadeiros promotores da sua marca. Uma estratégia fantástica para alcançar esse resultado é liberar as vendas dos produtos em promoção primeiro para esses clientes através de um convite especial com prazo limitado, excelente oportunidade para entrar em contato e fazer um convite para visitar a loja.

5) Crie ofertas âncoras com estratégias de upsell
As ofertas âncoras são aquelas que são tão especiais que irão atrair o cliente até a sua loja e junto com ela existirá um segundo benefício para adquirir um produto complementar mas que dará uma margem lucrativa para a loja. Essa oferta de um segundo item é chamada de “upsell” e servirá para aumentar o ticket médio de compra.

Esse segundo benefício deverá ser apresentado ao cliente somente após a tomada decisão de compra do primeiro item, pois é nesse momento em que ele está emocionalmente mais aberto para fazer a compra de um segundo item.

6) Determine um prazo limite
A escassez é uma estratégia fundamental para dar importância a promoção e conseguir atrair atenção do seu cliente e despertar nele o interesse de visitar a sua loja. O cliente precisa entender que esse momento poderá não se repetir novamente e que ele perderá uma boa oportunidade. Portanto destaque bem o limite de prazo na divulgação e utilize esse argumento durante o processo de venda para aumentar os resultados.

7) Crie uma divulgação de grande alcance
Não adianta de nada criar uma excelente promoção mas não comunicá-la para o consumidor. Portanto é fundamental criar uma divulgação que alcance um bom número de pessoas para conseguir atrair consumidores até a sua loja. Não se esqueça de definir o público alvo e procure posicionar a sua divulgação nos canais de mídia mais consumidos por esse público.

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