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Conheça 8 estratégias de visual merchandising para loja de varejo
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Todas as ações que estejam relacionadas à experiência de compra no ponto de venda podem ser consideradas estratégias de visual merchandising. Essas ações estratégicas estimulam a visualização do cliente e o toque do cliente em produtos através de uma exposição planejada. O objetivo final dessas ações é aumentar o volume de vendas e interferir positivamente no faturamento do seu negócio.

Para que o seu cliente se sinta atraído pelos produtos da sua loja, existem várias técnicas que podem ser utilizadas, desde a disposição das peças na vitrine até a iluminação. Confira algumas estratégias que você pode aplicar para fazer mais sucesso com os clientes:

1) Atenção ao público alvo:
O ambiente da sua loja precisa atender às necessidades do seu público com cada espaço planejado de forma eficiente. Cada público merece uma atenção especial com foco em suas necessidades. Por exemplo uma loja de calçados com foco em clientes de nível de consumo A merece ambientes mais sofisticados e requintados.

Essa preocupação com a criação de ambientes personalizados para o tipo de público torna o ambiente mais agradável atraindo com mais intensidade os clientes que estão dentro do perfil de público-alvo da marca. Além disso esse acerto gera comentários positivos da sua loja que irão circular entre os amigos dos clientes gerando indicações positivas.

2) Utilize uma iluminação eficiente
A iluminação pode e deve ser utilizada para criar pontos focais para determinados produtos e até mesmo disfarçar peças de qualidade inferior ou valorizá-las com a iluminação agregando mais valor. Escolhe bem os recursos de iluminação que serão utilizados para não passar a impressão errado sobre um produto. A iluminação também é crucial para refletir e realizar o posicionamento da sua marca, destacando a sensação que a loja quer transmitir ao mercado.

3) Invista na sinalização adequada
A sinalização da sua loja deve começar pela vitrine mas deve também continuar na parte interna da loja. Ela será responsável por guiar e ajudar o seu cliente a encontrar com mais facilidade o que ele procura para transitar dentro da loja sem dificuldade.

Além disso, a sinalização ajuda a atrair a atenção do consumidor para produtos especiais ou ofertas do momento. Mas lembrando que devem sempre ser utilizadas sinalizações que estejam próximas a identidade visual da loja e principalmente ao conceito da sua marca.

4) Crie uma vitrine sensacional
Por ser a primeira impressão que o consumidor tem da sua loja, a vitrine pode ser considerada a primeira responsável por promover compras dos seus produtos. Como os produtos expostos na vitrine são os que costumam ser os mais vendidos, eles precisam bem planejados de forma que demonstrem a identidade da sua marca.

Existem diversas técnicas para melhorar a visualização de produtos em uma vitrine e chamar mais atenção. O primeiro cuidado deve ser na definição do público que deve ser atraído para a loja, e sequencialmente buscar artifícios que possam chamar a sua atenção.

A iluminação deve focar nos detalhes principais e a composição dos elementos da vitrine deve ser muito bem planejada para criar ao mesmo tempo um cenário inusitado mas também agradável.

5) Explore os sentidos
Torne a visita de um cliente à sua loja em uma experiência diferenciada através da estimulação sensorial dos sentidos. Parece algo de outro mundo, mas pode ser até bem simples de ser implementado. Como por exemplo criar uma associada da sua marca com um determinado aroma característico que possa ser identificado de forma fácil pelo cliente ao adentrar sua loja. Outra sugestão é diferenciar o ambiente com sons e músicas. Mas lembre-se sempre do conceito da sua marca e do perfil do seu público-alvo, e procure equilibrar as opções para acertar nas escolhas tanto de aromas como dos sons.

6) Utilize todos os espaços do seu ambiente
Todas as lojas são compostas de área quentes e frias, ou seja, espaços mais e menos frequentados. As área quentes são por onde as pessoas passam obrigatoriamente como a entrada e o caixa.

Nessas áreas quentes, os produtos são mais vistos, uma ótima opção para divulgar os produtos mais desconhecidos. Já nas área frias, onde os produtos tendem a ser menos visualizado, você pode expor os produtos mais desejados e que possuem maior procura, incentivando a visita do cliente por todas as áreas da loja.

7) Invista em embalagens úteis e inesquecíveis
A experiência do cliente com a sua marca não acaba no fechamento da compra, ela pode durar por muito mais tempo. As embalagens podem ganhar um importante papel ao encantar o cliente e acompanhá-lo em seu dia-dia-dia. Portanto ao investir em uma embalagem com design inovador e de utilidade garantida você estará aproximando o seu cliente ainda mais da sua marca. Outro benefício dessa investimento é a divulgação que o cliente estará fazendo da sua marca para as pessoas do seu círculo de influência na medida em que ele passa a utilizar a embalagem com ele em seu dia-a-dia.

8) Aumenta a visualização de produtos
A quantidade de vezes que um produto é mostrado ao cliente ajuda a convencê-lo de que deve comprá-lo. No caso de lojas de calçados, o ideal é que os mostradores repitam o mesmo modelo antes que outro seja apresentado ou expondo o produto em mais de uma local.

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